Pesquisar este blog

Seguidores

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Instituto de pesquisa Odé Gbomi... Um pedaço da Africa na Baixada Fluminense.


No bairro Valverde em Nova Iguaçu, RJ, encontra-se localizado o Instituto de Pesquisa Odé Gbomi, que se dedica a difundir assuntos referentes a cultura Africana e sua influência na nossa própria cultura, desde a chegada em terras Brasileiras dos escravos vindos nos navios negreiros, desde o nosso descobrimento.




O Instituto conta com mais de 500 peças que representa fisicamente muitos costumes desses nossos muitos antepassados, a Direção da Entidade fica por conta do Estudioso do assunto Antônio Montenegro, que resolveu começar a difundir o assunto mais que relevante, tendo em vista a quantidade de elementos da riqueza africana que havia em sua residência, dando início então em seu próprio terreno a fundação do Instituto.






Em 2011, a organização recebeu o título de Museu e hoje, por conta da importância histórica de seu acervo, o Instituto Odé Gbomi, conta em seu currículo com os títulos de Utilidade Pública Municipal e Federal este recebido neste mês.
Leia Mais na Página Cultural

Governo de B. Roxo, em AÇÃO!

PREFEITO ACOMPANHA OBRAS NO CENTRO DE BELFORD ROXO A dona de casa, Dulcinéia Junqueira, não pensou duas vezes e desceu do ônibus no ...