Proposta cria programa de incentivo ao uso de biologia molecular em diagnósticos.

NOTICIAS DA CÂMARA
Objetivo da proposta é possibilitar a realização de diagnósticos de forma mais rápida e segura, pelos profissionais de saúde
Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) 4445/16, que institui o programa "Diagnóstico Seguro", com o objetivo de incentivar os laboratórios de análises clínicas a adquirir novas tecnologias de biologia molecular.
De autoria do suplente de deputado Átila Nunes (PMDB-RJ), a proposta busca permitir diagnósticos de doenças através do estudo genético – do DNA ou do RNA – de vírus e bactérias em cartuchos fechados.
Esses cartuchos, segundo o parlamentar, eliminam o risco de contaminação do profissional de saúde responsável pelo exame, uma vez que a análise se torna totalmente automatizada e sem necessidade de manuseio das amostras. De acordo com o texto, com a utilização da nova tecnologia, o prazo máximo para o diagnóstico será de duas horas.
"O teste é muito mais sensível, fácil, simples e seguro para o profissional que executa o exame. Espera-se poder ver esta inovadora tecnologia nos laboratórios de todo o nosso País”, avaliou.
Impostos e divulgação
O projeto também prevê que o Poder Executivo poderá reduzir ou isentar, de forma definitiva ou temporária, os impostos incidentes sobre a comercialização de cartuchos necessários para a metodologia de análise.
A proposta ainda estabelece que a divulgação do programa será feita por meio da afixação de cartazes e distribuição de cartilhas nas unidades públicas e privadas de saúde, em especial nos laboratórios de análises clínicas.
Recursos orçamentários
A implementação do programa deverá ser precedida da análise de estimativa do impacto orçamentário financeiro no exercício em que se iniciar a vigência da lei e nos dois anos seguintes.
As despesas decorrentes da aplicação da lei deverão estar previstas na lei orçamentária do ano em que for implementado o programa, o que não poderá ultrapassar o limite de dois anos da regulamentação da lei.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Vinicius Cassela
Edição – Adriana Resende

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS?

Capitão Carlos Lamarca... Herói para o Povo, vilão para a Ditadura Militar.

Se Temer fosse mais honrado pronunciaria sua renuncia Já!