A Fundação Perseu Abramo (FPA) inicia este ano o curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas, um dos três únicos do gênero no Brasil. Coordenado pelo professor de Ciência Política da Unicamp (Universidade de Campinas) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos dos Estados Unidos, Reginaldo Carmelo de Moraes, que também integra o Grupo de Conjuntura da FPA, o curso terá 25 vagas, com inscrições até o dia 21 de janeiro.
A pesquisa resultante do Mestrado em Políticas Públicas da Fundação Perseu Abramo tem por meta elaborar estudos que visam conceber, gerir e avaliar as políticas públicas. Nesse sentido, é essencial apreender a trajetória histórica para preparar os profissionais a utilizar instrumentos legais, institucionais e técnicos para planejar com base em métodos consagrados ou inovadores de gestão e avaliação nas diferentes esferas de governo, com uma abordagem interdisciplinar que envolve as ciências sociais aplicadas.
De acordo com Moraes, "há uma clara necessidade de qualificar tecnicamente os companheiros e companheiras que assumem a difícil tarefa de reconstruir o processo de desenvolvimento do país, de reformar suas estruturas econômicas, sociais e políticas, de ir além da eliminação da pobreza absoluta, esse primeiro degrau de emancipação. Para isso, como diz uma velha canção, um desejo só não basta. A nossa perspectiva é levar a sério uma frase do século 20, mas muito atual, que reinterpretamos desse modo: Não basta conhecer o mundo, é preciso transformá-lo. Mas não basta querer transformar o mundo, é preciso conhecê-lo".
Para o presidente da FPA, Marcio Pochmann, este é o motivo pelo qual a FPA instituiu a área do Conhecimento "plenamente voltada à formação de 40 mil militantes, dirigentes e gestores petistas nos próximos anos".
"Em 2014 teremos quatro distintas modalidades de aprendizagem em gestão e políticas públicas que vão desde cursos de curta duração para quase mil
gestores de nossas administrações municipais e quatro mil militantes, até o curso de pós-graduação em gestão pública, com mil vagas. Neste ano também iniciamos o curso de mestrado profissional", explica Pochmann.
O Mestrado terá quatro módulos, com pelo menos quatro disciplinas cada um, que incluem Políticas Públicas e Processo Histórico, Dimensões do Desenvolvimento e Políticas Públicas, Estado e Políticas Públicas e Técnicas de Pesquisa e Estudos de Caso.
As outras possibilidades de cursos para 2014 são a pós-graduação em gestão e políticas públicas, o curso de difusão do conhecimento em gestão e políticas públicas e o curso de Capacitação em Gestão e Políticas Públicas nas Prefeituras Petistas.
Todos os interessados devem recorrer ao endereço http://www.fpabramo.org.br/conhecimento para mais informações. As inscrições já estão abertas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS?

Capitão Carlos Lamarca... Herói para o Povo, vilão para a Ditadura Militar.

Se Temer fosse mais honrado pronunciaria sua renuncia Já!