Brasil! Todos Contra A Corrupção, Já! (09 De Dezembro Dia Internacional Contra A Corrupção).




Brasil! Todos Contra A Corrupção, Já!





Segundo Raymundo Faoro, jurista, sociólogo, historiador, cientista político e escritor brasileiro. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, de 1977 a 1979, e membro da Academia Brasileira de Letras, a corrupção é um “vício” herdado do mundo ibérico, resultado de uma relação patrimonialista, entre Estado e Sociedade.

No caso do nepotismo, (nomeações e favorecimentos a parentes e assemelhados), já teria desembarcado no Brasil, vindo a bordo da primeira caravela da expedição de Pedro Alvares Cabral, sendo apontado como exemplo a carta ao Rei Dom Manuel, escrita por Pero Vaz De Caminha, na qual solicita ao Rei, que mandasse “vir buscar da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro”.

Para ocupar e administrar o novo território, tarefa bastante complicada pela distância geográfica e precariedade das comunicações, a coroa portuguesa, teve de oferecer incentivos, e, relaxou na vigilância de seus propósitos.

Isso gerou um ambiente de tal modo favorável à prática da corrupção, que já no século XVII, o padre Antônio Vieira, denunciou-o através do sermão do “Bom Ladrão”, onde espoes, com muita coragem, todos os desmandos praticados pelos colonos e os então chamados administradores do Brasil.

A seguir, texto baseado livremente no teor original do sermão:

O ladrão que furta para comer, não vai, nem leva quem com ele está, para o inferno… Os que não só vão, mas, levam aos outros que os seguem, de quem eu trato e falo neste momento. São outros ladrões, de maior calibre, pertencentes a mais alta esfera do poder, são esses…



Leiam Mais na Página: Política Nacional 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS?

Capitão Carlos Lamarca... Herói para o Povo, vilão para a Ditadura Militar.

Se Temer fosse mais honrado pronunciaria sua renuncia Já!